Todas as lojas virtuais já utilizaram descontos e cupons por diferentes razões: atrair mais clientes, aumentar a taxa de conversão em determinadas épocas, alcançar metas de vendas ou desovar estoque de produtos específicos. Essas campanhas costumam ser eficazes para atender a esses objetivos imediatos, mas o que acontece depois?
O problema é que os lojistas se concentram em realizar campanhas pontuais para adquirir novos clientes e acabam ignorando a base de clientes que já têm. Isso pode resultar em um grande prejuízo, muitas vezes não percebido, porque:
- Segundo a regra do 80/20, 80% do seu lucro provém de apenas 20% dos seus clientes. Além disso, conquistar um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente já existente.
- Portanto, focar apenas na aquisição de novos clientes pode resultar em perda financeira.
Por isso, aqui você vai descobrir como superar o uso de cupons e descontos e, de fato, fidelizar seus clientes. Mas antes…
O que é um programa de fidelidade?
Se você ainda não sabe, um programa de fidelidade é uma forma de incentivo que os lojistas oferecem aos seus clientes para aumentar a frequência de compras, recompensando-os por sua presença. Assim, o cliente se torna leal à marca, continuando a comprar no mesmo lugar por sentir que é valorizado e que receberá algo em troca por essa lealdade.
Existem várias modalidades de programas de fidelidade, e neste artigo vamos focar principalmente em brindes e programas de pontos, mas você pode explorar outros tipos de programas de fidelidade neste material.
Use descontos de forma inteligente
O primeiro passo para fidelizar um cliente é utilizar os descontos de maneira a retê-los. Pode parecer contraditório usar uma ação momentânea como os descontos para fidelização, mas a essência da estratégia está em pensar em como manter o relacionamento com o cliente após essa primeira compra.
Ao oferecer um cupom de desconto, por exemplo, peça o e-mail do cliente em troca. Assim, você consegue estabelecer contato e criar uma conexão com essa pessoa. Como ela recebeu algo em troca do seu e-mail, o gatilho mental da reciprocidade fará com que esse cliente hesite em sair da sua lista de inscritos (a menos que seu conteúdo não seja relevante para ele), tornando-se uma maneira eficaz de construir uma rede de contatos para o seu negócio.
Dica: Para evitar erros nos temas e conteúdos oferecidos aos seus clientes, foque em itens relacionados aos produtos que eles já consumiram.
Mas fique atento: suas margens de lucro podem ser afetadas por essas promoções. É fundamental que todo negócio reserve uma parte do lucro para adquirir novos clientes e manter os já existentes. No entanto, se essa gestão não for feita corretamente, seu negócio pode se transformar em um custo em vez de uma fonte de lucro. Não deixe que os descontos se tornem uma armadilha; monitore até onde você pode ir com essas ofertas.
Dê pontos por compra e recompensas para trocar
Esse modelo de premiação é atraente porque incentiva o cliente a comprar mais para alcançar um prêmio maior ou acumular vários prêmios menores. As recompensas podem variar desde cupons de 5% até descontos de 50%, ou até mesmo produtos da sua loja. Com isso, você oferece ao cliente a liberdade de escolher o que mais lhe agrada, despertando nele a motivação para alcançar seus objetivos.
Essa abordagem de recompensar clientes é justa, pois as recompensas são baseadas na fidelidade, frequência e valor das compras, em vez de cupons aleatórios. Isso torna o sistema de recompensas equilibrado e atraente.
Se você não sabe como implementar essa estratégia, é bom lembrar que a Fidelizar Mais oferece um programa de fidelidade completo para lojas virtuais. Não deixe de conferir!
Faça desafios
Você pode, sim, oferecer descontos, mas incentive seu cliente a conquistá-los. Isso é o que chamamos de gamificação!
Campanhas como “Indique um amigo e ganhe pontos” e “Responda a esta pesquisa e ganhe um brinde” ajudam a entender melhor seus clientes e promovem interação entre eles e a marca.
Além disso, lembre-se de utilizar seus canais de atendimento, como o chat online, para informar sobre os programas disponíveis, realizar pesquisas de satisfação e estar preparado para responder perguntas e resolver problemas dos visitantes em tempo real.
Veja mais artigos em nosso site MundoConectdo.com