Pular para o conteúdo

Foguete SpaceX Starship explode, marcando outro revés para a missão de Musk em Marte

A espaçonave Starship da SpaceX sofreu uma explosão durante testes no Texas na noite de quarta-feira, marcando mais um revés para o projeto de foguetes destinado a Marte do bilionário Elon Musk.

O incidente aconteceu por volta das 23h, horário local em Brownsville, enquanto a nave se preparava para seu décimo voo de teste, conforme informado pela SpaceX em uma publicação na rede social X, de Musk.

A empresa classificou o evento como uma “grande anomalia” e garantiu que toda a equipe estava em segurança.

“Dados iniciais indicam que um COPV de nitrogênio no compartimento de carga falhou antes de atingir sua pressão de teste”, afirmou Musk em uma postagem no X, referindo-se a um recipiente de armazenamento de gás nitrogênio, conhecido como Composite Overwrapped Pressure Vessel.

A SpaceX não forneceu uma resposta imediata a um pedido de comentário.

O foguete Starship aparentou ter enfrentado pelo menos duas explosões consecutivas, iluminando o céu e dispersando destroços, conforme registrado em um vídeo do incidente.

Com 122 metros de altura, o sistema de foguetes Starship é fundamental para a visão de Musk de levar humanos a Marte. Contudo, o projeto tem enfrentado várias falhas ao longo deste ano.

No final de maio, o foguete Starship da SpaceX perdeu o controle durante a metade de um voo, falhando em atingir várias de suas metas de teste essenciais.

O Starship lançou-se do centro de lançamento da SpaceX na Starbase, Texas, superando os pontos das duas tentativas explosivas anteriores deste ano, que resultaram em destroços sobre as ilhas do Caribe e obrigaram vários aviões a mudar sua rota.

Dois meses antes, a espaçonave explodiu poucos minutos após a decolagem do Texas, levando a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) a suspender o tráfego aéreo em áreas da Flórida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *