O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos (EUA) apresentou uma contração de 0,5% em sua taxa anual durante o primeiro trimestre de 2025 (1T25), de acordo com a terceira e definitiva leitura da atividade econômica divulgada nesta quinta-feira (26).
Essa retração foi impulsionada, em grande parte, pelo aumento nas importações e pela diminuição nos gastos governamentais, conforme informado pelo Bureau of Economic Analysis (BEA). Tais fatores foram parcialmente mitigados pelo crescimento nos investimentos e nos gastos dos consumidores.
O desempenho final superou as estimativas anteriores da atividade econômica dos EUA, que indicavam quedas de 0,3% e 0,2%, e também se mostrou mais acentuado do que as projeções do mercado, que previam uma retração de 0,2%.
A atividade econômica registrou uma queda em comparação com o trimestre anterior, que havia apresentado um crescimento de 2,4%. Essa desaceleração foi causada pelo aumento das importações, pela menor expansão dos gastos do consumidor e pela redução dos gastos governamentais, fatores que foram parcialmente contrabalançados pelo incremento nos investimentos.
No acumulado de 2024, o PIB do país cresceu 2,8%, um avanço inferior aos 2,9% registrados em 2023. Esse resultado foi consequência do aumento nos gastos do consumidor, nos investimentos, nos gastos governamentais e nas exportações. As importações também apresentaram elevação.