Ao verificar o site Downdetector, nota-se um aumento considerável nas buscas a partir das 10h30.
Usuários têm enfrentado dificuldades para acessar o site e o aplicativo da XP Investimentos nas últimas horas desta quinta-feira (8).
Uma consulta ao site Downdetector revela um aumento expressivo nas buscas relacionadas à empresa a partir das 10h30. Além disso, alguns usuários no Twitter também relataram problemas.
Em resposta ao Seu Dinheiro, a empresa afirmou que “está trabalhando com máxima prioridade para identificar e resolver quaisquer incidentes que possam afetar os clientes de seu ecossistema”.
Vazamento de dados
Há exatamente duas semanas, a XP enviou um comunicado aos clientes informando que dados pessoais foram acessados de maneira inadequada devido a uma falha em um fornecedor externo. O incidente teria ocorrido no dia 22 de março, mas só foi comunicado aos consumidores cerca de um mês depois.
Embora a empresa tenha listado as informações que foram acessadas — como nome, telefone, e-mail, data de nascimento e dados sobre produtos financeiros contratados —, ela nega que haja qualquer risco maior.
Apesar de o ocorrido caracterizar um vazamento de informações, a XP minimiza as preocupações e afirma que não houve acesso a credenciais ou dados sensíveis, como CPF, documentos, senhas, biometria ou assinaturas eletrônicas.
Além disso, o comunicado enfatiza que não há nenhuma evidência de transações financeiras não autorizadas e que “suas informações pessoais não estão sendo compartilhadas ou divulgadas publicamente. Portanto, não é necessário que você tome nenhuma ação.”