As ações em Hong Kong subiram nesta sexta-feira (20), mas ainda assim tiveram sua maior queda semanal desde abril, devido à ausência de novas medidas de estímulo, o que afetou a confiança dos investidores em meio às tensões causadas pelo conflito entre Irã e Israel.
Nas últimas semanas, o mercado acionário de Hong Kong apresentou recuperação constante após as perdas provocadas pelas tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O índice Hang Seng acumula alta de 17% no ano.
“O Fórum Lujiazui desta semana não trouxe novas ações para impulsionar o mercado de capitais, o que decepcionou alguns investidores”, afirmou Jason Chan, estrategista sênior do Bank of East Asia.
- Veja também: Núcleo da inflação do Japão atinge máxima em dois anos e mantém vivas apostas de alta de juros
A conferência de dois dias com os principais reguladores financeiros e participantes do mercado no Fórum Lujiazui encerrou-se na quinta-feira, sem grandes surpresas para os investidores.
A confiança deve continuar baixa, com o risco de aumento das tensões no Oriente Médio afetando negativamente os mercados, segundo Chan.
Na sexta-feira, a China manteve as taxas de empréstimo de referência estáveis, conforme esperado, após implementar medidas amplas de estímulo monetário no mês anterior para fortalecer a economia.
O índice CSI300 fechou em alta de 0,09%, o SSEC de Xangai caiu 0,07% e o Hang Seng subiu 1,26%.
Durante a semana, o índice Hang Seng registrou uma queda de 1,5%, sua maior desde a semana de 7 de abril, enquanto o CSI300 teve uma retração de 0,5%. O declínio em Hong Kong foi agravado pela diminuição do interesse dos investidores chineses.
- Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,22%, a 38.403 pontos.
- Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,26%, a 23.530 pontos.
- Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,07%, a 3.359 pontos.
- O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,09%, a 3.846 pontos.
- Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,48%, a 3.021 pontos.
- Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,19%, a 22.045 pontos.
- Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,28%, a 3.883 pontos.
- Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,21%, a 8.505 pontos.