Pular para o conteúdo

Conselho de Segurança da ONU terá reunião sobre Irã nesta sexta-feira

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reunirá nesta sexta-feira para debater os ataques de Israel ao Irã, conforme informaram diplomatas.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, pediu a reunião em uma carta enviada ao órgão de 15 membros, afirmando que Israel “já ultrapassou todos os limites” e que a comunidade internacional não deve permitir que esses atos fiquem sem punição.

“O Irã reafirma seu direito à autodefesa, conforme estabelecido no Artigo 51 da Carta da ONU, e responderá de maneira decisiva e proporcional a esses atos ilegais e covardes”, declarou Araghchi.

O Artigo 51 da Carta da ONU assegura o direito de um Estado, seja individual ou coletivamente, à autodefesa em caso de ataques armados.

Nesta sexta-feira, Israel realizou uma série de ataques no Irã, afirmando ter atingido instalações nucleares e fábricas de mísseis, além de eliminar diversos comandantes militares. Essa operação pode ser parte de uma estratégia mais ampla para impedir que Teerã desenvolva armas nucleares.

“Essas ações inaceitáveis não apenas violam gravemente a soberania e a integridade territorial do Irã como um Estado-membro da ONU, mas também configuram atos de agressão e crimes de guerra”, acrescentou Araghchi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *