O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciará o ressarcimento de aposentados e pensionistas que foram impactados por descontos indevidos relacionados a pagamentos de associações entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
O total a ser devolvido é de R$ 292.699.250,33 e refere-se às mensalidades de associações e sindicatos que foram descontadas em abril, mesmo após o INSS já ter determinado o bloqueio dessas contribuições devido a uma investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU).
No último domingo (11), o vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou que os pensionistas que foram alvo de descontos indevidos começarão a receber o ressarcimento no próximo pagamento.
Conforme o cronograma, a partir desta terça-feira (13), os afetados poderão obter informações exclusivamente pelo aplicativo “Meu INSS”. Já na quarta-feira (14), os beneficiários terão acesso aos detalhes sobre qual associação realizou o desconto e o valor cobrado.
É importante destacar que a consulta poderá ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS quanto pela Central de Atendimento 135. Com essas informações, o segurado poderá verificar se autorizou ou não a cobrança.
De acordo com o instituto, os valores serão creditados na conta onde o aposentado ou pensionista recebe seu benefício mensal. No mesmo dia, também será efetuado o pagamento da segunda parcela do 13º salário.
Aposentados e pensionistas do INSS: o que você precisa saber?
O sistema de pagamento continuará seguindo o mesmo padrão utilizado anteriormente, que consiste em organizar os repasses com base no penúltimo dígito do Número do Benefício (NB).
Assim, os pagamentos destinados a aposentados, pensionistas e outros beneficiários que recebem até um salário mínimo começarão no dia 26 de maio e se estenderão até 6 de junho. Para aqueles que têm direito a valores superiores ao piso nacional, os repasses ocorrerão entre 2 e 6 de junho.
Para conferir a data do pagamento, o beneficiário deve olhar o número final do seu cartão de benefício, ignorando o dígito que vem após o traço.
É importante destacar que as informações atualizadas estarão disponíveis apenas uma semana antes do início dos pagamentos, tanto no portal quanto no aplicativo. Em caso de dúvidas, o segurado pode entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS, que oferece atendimento eletrônico 24 horas e suporte humano durante o horário comercial.
Para acompanhar os repasses, o segurado deve utilizar a funcionalidade “Extrato de Pagamento” disponível no Meu INSS.
Como baixar o aplicativo oficial Meu INSS
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular e busque por “Meu INSS”;
- Clique no botão “Instalar”;
- Aceite os termos de uso;
- Ao acessar o aplicativo, é necessário logar na sua conta gov.br;
- Clique no botão “Autorizar”;
Além disso, é possível acessar o “Meu INSS” pelo computador
(https://meu.inss.gov.br/central/).
Confira o calendário de devolução dos descontos de abril
O cronograma de depósitos é determinado pelo número final do benefício, desconsiderando o dígito verificador.
Para quem recebe até um salário mínimo:
- NB final 1: 26 de maio
- NB final 2: 27 de maio
- NB final 3: 28 de maio
- NB final 4: 29 de maio
- NB final 5: 30 de maio
- NB final 6: 2 de junho
- NB final 7: 3 de junho
- NB final 8: 4 de junho
- NB final 9: 5 de junho
- NB final 0: 6 de junho
Para quem recebe acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de junho
- Finais 2 e 7: 3 de junho
- Finais 3 e 8: 4 de junho
- Finais 4 e 9: 5 de junho
- Finais 5 e 0: 6 de junho