O Governo Federal determinou a proibição da produção e venda de oito marcas de azeite: Santa Lucía, Villa Glória, Alcobaça, Terra de Olivos, Casa do Azeite, Terrasa, Castelo de Viana e San Martin, após serem identificadas como desclassificadas por fraude.
Em um comunicado do Ministério da Agricultura nesta sexta-feira (6), foi informado que, com base nos resultados das análises físico-químicas, os produtos foram considerados inadequados para o consumo, iniciando-se o processo de recolhimento dos lotes.
“As análises confirmaram que os produtos não cumprem os requisitos da Instrução Normativa nº 01/2012, que define os padrões de identidade e qualidade do azeite de oliva. Foi identificada a presença de outros óleos vegetais em sua composição, caracterizando assim a fraude”, afirma o documento.
Confira a lista das marcas de azeite desclassificadas:

O ministério também ressalta que a venda desses produtos é considerada uma infração séria, e os estabelecimentos que continuarem a oferecer esses itens podem ser responsabilizados.
Para os consumidores que adquiriram os produtos mencionados, a recomendação é que cessem o uso imediatamente e solicitem a troca.