O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta terça-feira (10) que o governo planeja implementar uma alíquota única de 17,5% para o Imposto de Renda sobre os rendimentos de aplicações financeiras. Além disso, ele mencionou a intenção de elevar a tributação sobre juros sobre capital próprio (JCP) de 15% para 20%.
Em uma coletiva com jornalistas após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad informou que as propostas foram enviadas à Casa Civil no mesmo dia e expressou a expectativa de que cheguem à mesa do presidente ainda hoje.
- Veja também: Totvs (TOTS3) sobe até 1% após a aquisição de plataforma de software; hora de comprar as ações?
Haddad se pronunciou ao voltar do Palácio da Alvorada, esclarecendo que discutiu com Lula os mesmos pontos que abordou com os líderes partidários a respeito das novas medidas fiscais.
No domingo, ele mencionou ter chegado a um consenso com os líderes do Congresso para “recalibrar” o decreto que elevou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no mês passado. O ministro destacou que essa ação será compensada por uma tributação sobre títulos que atualmente são isentos, além de aumentar as cobranças sobre apostas online e instituições financeiras.