Pular para o conteúdo

Magazine Luiza (MGLU3) e outras cíclicas caem nesta sexta (20), digerindo alta da Selic

Após a decisão do Copom de aumentar a Selic para 15%, as ações de setores cíclicos caem no Ibovespa nesta sexta-feira (20), no primeiro pregão após o anúncio.

Por volta das 11h40, as ações da Magazine Luiza (MGLU3) recuavam 3%, Vamos (VAMO3) caía 4,75%, Assaí (ASAI3) tinha queda de 2,54%, MRV (MRVE3) recuava 2,88% e Azzas 2154 (AZZA3) caía 2,49%. Os juros futuros estavam em alta no mesmo horário.

Esses papéis são sensíveis ao ciclo econômico e às variações da taxa de juros, reagindo não apenas ao aumento de 0,25 ponto percentual na Selic, mas também ao tom firme do comunicado do Copom, que destacou a inflação elevada e a possibilidade de novos aumentos, se necessário.

Quando Selic começa a cair?

De acordo com a previsão do Itaú, a Selic, que atingiu seu nível mais alto desde 2006, deve se manter nesse patamar até 2026.

Os economistas do banco ressaltam que o Copom indicou a necessidade de manter os juros em nível contracionista por um período prolongado e que poderá retomar o aumento caso seja necessário.

“Historicamente, após a pausa em um ciclo de alta, o comitê leva de quatro a cinco reuniões para iniciar uma reversão. Prevemos que a Selic fique em 15% até o começo de 2026, quando deve começar uma redução de 200 pontos-base”, explicam.

O Itaú também observa que uma valorização do câmbio pode antecipar os cortes ao ajudar a controlar a inflação, enquanto um crescimento econômico maior do que o esperado pode postergar o início do ciclo de redução dos juros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *