O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou nesta segunda-feira (19) que o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), que destina bilhões de reais em financiamentos para o setor, deve ser implementado ainda no primeiro semestre.
“Estamos em processo de regulamentação do Fnac e ele será lançado neste semestre”, declarou ele à Reuters durante o Visit Brasil Summit, no Rio de Janeiro, ressaltando que haverá “bilhões de reais disponíveis”.
No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Geral do Turismo, que possibilita o financiamento do setor aéreo com um investimento de R$ 6 bilhões através do Fnac.
Sabino também mencionou que a situação da Azul não gera preocupação no setor e que o governo não está considerando uma assistência direcionada à companhia aérea.
“Não estamos planejando uma ajuda específica. O foco do governo é sempre no setor como um todo”, destacou.
Recorde de turistas
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, declarou que o Brasil recebeu aproximadamente 4,5 milhões de turistas nos primeiros quatro meses de 2025, em uma meta total de 6,9 milhões para o ano.
“É possível que ultrapassemos essa meta já no primeiro semestre e, ao final do ano, possamos chegar perto de 8 milhões de visitantes, um número que era projetado para o próximo ano”, comentou Freixo a jornalistas durante o Visit Brasil Summit.
Ele ressaltou que a malha aérea do Brasil cresceu 18% em 2024, superando a média mundial, e que neste ano já apresenta um aumento de 12%.
“A malha aérea é fundamental para o Brasil, pois somos um país de grandes dimensões e estamos distantes de nações estratégicas”, enfatizou.
No ano passado, aproximadamente 6,7 milhões de turistas estrangeiros estiveram no Brasil.