O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou nesta sexta-feira (6) ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que reduza a taxa de juros em um ponto percentual.
“O Fed está atrasado e isso é um desastre! A Europa já realizou 10 cortes de juros, enquanto nós não fizemos nenhum. Apesar disso, nosso país está se saindo muito bem. Precisamos de uma redução de um ponto inteiro”, declarou em sua conta na rede Truth Social.
Posteriormente, após a divulgação dos dados do payroll de maio, Trump comemorou os resultados “excelentes” do mercado de trabalho. Os Estados Unidos geraram 139 mil novas vagas no mês, superando as expectativas do mercado, que eram de 125 mil.
“Resultados fantásticos no emprego, bolsas em alta! E ao mesmo tempo, bilhões sendo arrecadados com tarifas!!!”, afirmou Trump.
- Veja também: Na disputa com Shopee, Mercado Livre reduz preço para frete grátis no Brasil e une estrelas do futebol em campanha
O presidente dos Estados Unidos também fez mais uma observação a Powell, afirmando que o banco central tem a opção de aumentar os juros novamente caso as reduções resultem em inflação.
“Se o ‘atrasado’ do Fed realizasse o corte, conseguiríamos diminuir significativamente as taxas de juros, tanto de longo quanto de curto prazo, sobre a dívida que está vencendo […] Praticamente não há mais inflação, mas se ela retornar, basta aumentar a ‘taxa’ para controlá-la. É muito simples!!!”.
Trump e Powell se encontraram pessoalmente pela primeira vez desde a posse de Trump na semana passada. De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, o republicano afirmou ao presidente do Fed que ele está cometendo um “erro” ao não reduzir a taxa de juros.
Em maio, o Fed decidiu manter a taxa entre 4,25% e 4,50%, nível que se mantém desde dezembro do ano anterior. Desde então, os membros do banco central têm indicado que podem manter essa faixa por mais alguns meses, enquanto aguardam uma maior clareza sobre a política tarifária de Trump.
É importante ressaltar que, conforme a última atualização do gráfico de pontos, o dot plot, o Fed projeta uma taxa de 3,9% até o final do ano — o que implica que a taxa deve encerrar 2025 entre 3,75% e 4,00%. Assim, a expectativa é de que o banco central americano realize dois cortes adicionais de 0,25 pontos percentuais cada até dezembro.